A história
Um dos grandes motivos de Paris ser mundialmente considerada a capital da moda: Haute Couture. A história começou com Charles Frederick Worth, um britânico que se mudou para Paris em 1856 para criar roupas. Depois de certo tempo morando na Cidade da Luz, abriu sua boutique em rue de la Paix e rapidamente conquistou sua clientela, por conta de seu talento e técnicas. O sucesso foi tão grande que ele passou a organizar um evento anual para mostrar suas coleções, e apesar de não ter sido o primeiro a realizar tal episódio, foi definitivamente o mais expressivo.
O que é?
Para participar da Haute Couture, o designer precisa ser convidado pela Fédération de la Haute Couture et de la Mode (órgão que dirige o mercado da moda na França), trabalhar em Paris e empregar no mínimo quinze funcionários. Nesse segmento, as peças são mais caras, de melhor acabamento e dependem de um trabalho intenso (geralmente feito à mão e sob medida) e rigorosamente fiscalizado pela FHCM.
Desfiles
Os shows acontecem duas vezes ao ano, a cada 6 meses, em locações extraordinárias e com convidados escolhidos a dedo, tudo para deixar a experiência ainda mais exclusiva. O último look dos desfiles é geralmente voltado ao casamento, normalmente um vestido de noiva com um toque especial, em outras palavras, uma noiva Couture.
Dior Spring-Summer 2021 Haute Couture Collection
Chanel Spring-Summer 2021 Haute Couture Collection
Ralph & Russo Fall 2020 Haute Couture Collection
Givenchy Spring 2018 Haute Couture Collection
Chanel Spring-Summer 2021 Haute Couture Collection
Elie Saab Spring-Summer 2020 Haute Couture Collection
Prêt-à-porter
A história
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos estilistas europeus tiveram que se mudar para os Estados Unidos, em busca de segurança e abrigo, assim abandonando suas maisons na Europa. Quando chegaram no novo continente e ao fim da Guerra, se depararam com outra realidade: a Europa estava destruída e o local onde se encontravam estava intacto. Os artistas entenderam a terrível crise econômica europeia e sabiam que seria muito difícil manter o mercado da moda como era antes. Por outro lado, os Estados Unidos não estavam passando por crise econômica e de certa forma já tinham começado um novo modelo de mercado da moda, uma vez que faziam uniformes para soldados do exército em grande escala, usando uma tabela de medidas padrão. Assim, os estilistas tiveram que se adaptar, criando coleções com modelagens padrão para serem produzidas em grande escala e serem inicialmente comercializadas em lojas de departamento.
O que é?
Ready-to-wear, ou seja, peças prontas para usar. Encontradas em araras nas lojas, geralmente não são intencionadas para alteração e customização. Peças produzidas industrialmente em grande escala, de boa qualidade, assinadas por estilistas.
Desfiles
Anualmente acontecem inúmeras semanas de moda em diversas cidades do mundo, mas as principais são em: Paris, Nova York, Milão, Londres, São Paulo.
As temporadas são divididas em outono e primavera. As coleções são apresentadas com um ano de antecedência, por exemplo, no inverno de 2019 foi apresentada a coleção inverno 2020. Os shows acontecem principalmente para que as coleções sejam apresentadas para a mídia da moda, compradores de revenda e influencers, além disso, os eventos acabaram se tornando grandes chances de network entre todos os envolvidos, e também uma ótima oportunidade para gerar popularidade e marketing para os mesmos.
Prada Spring 2021 Prêt-à-porter
Off-White Spring 2020 Prêt-à-porter
Miu Miu Fall 2020 Prêt-à-porter
Louis Vuitton Spring 2020 Prêt-à-porter
Bottega Veneta Fall-Winter 2020 Prêt-à-porter
Jacquemus Fall-Winter 2019 Prêt-à-porter
Gostou? Compartilhe!!!