O Brasil pode ter seus pontos negativos, como qualquer país, mas NINGUÉM pode falar mal da nossa comida – e realmente não falam. Um lugar extremamente diversificado culturalmente e socialmente, obviamente tem sua culinária influenciada por tal cenário. Olha… eu GARANTO que no quesito “culinária” nosso país é muito bem-visto, sendo assim apreciado internacionalmente. Pode oferecer para os gringos que eles vão pedir mais.
Feijoada
A ideia veio de Portugal, mas os escravizados usaram a ideia e adaptaram a sua realidade: faziam o feijão e nele misturavam os restos de carne desprezadas pelas casas senhoriais. Desde então, o prato passou por várias adaptações – principalmente nas escolhas das carnes. Uns gostam de tudo (até orelha do animal entra na roda) e outros preferem algo mais simples e menos peculiar.
Pão de Queijo
Nascido em Minas Gerais, no período de escravidão do país, ele surgiu a partir de modificações espontâneas na receita original de pão que as cozinheiras das fazendas faziam (o motivo das modificações é incerto: uns dizem que eram por falta de ingrediente, outros dizem que eram por curiosidade…).
Brigadeiro
Durante a época de eleição pós Segunda Guerra Mundial, as fãs de Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro, criaram um doce dedicado a ele, para ser distribuído a população, na esperança de conquistarem votos ao político. Eduardo não ganhou as eleições, mas o brasil ganhou seu doce mais popular.
Açaí
Original da região amazônica, seu nome vem do tupi e significa “fruta que chora”. Popularizada em 1990 por seus benefícios energizantes, a fruta fica cada vez mais pupilar e internacional. Alô Oakberry!!!
Paçoca
Criação dos nativos, seu nome significa “esmigalhar”. O gosto lembra muito a pasta de amendoim estadunidense, razão pela qual eles gostam tanto.
Tapioca
Essa foi uma “colaboração” da época da colonização do Brasil entre portugueses e nativos. A tapioca é feita com uma farinha de mandioca criada pelos nativos, e quando os colonizadores chegaram no país, trocaram a farinha de trigo pela de mandioca, criando a tapioca. A farinha é nossa, a tapioca é nossa. O Dadinho de Tapioca é TUDO DE BOM e 100% brasileiro – obrigada, de nada.
Guaraná
Originalmente da Amazonia, hoje pode-se encontrar em países como Peru, Colômbia e Venezuela. A melhor e mais popular criação vinda do guaraná é o refrigerante, que sem sombra de dúvidas é o melhor DO MUNDO.
Gostou? Compartilhe!!!