Sim, estou solteira desde o dia em que nasci. Não, nunca tive um primeiro encontro. Sim, me sinto no direito de escrever essa lista. O motivo? Os tópicos a seguir não são meus, e sim de pessoas ao meu redor que tem mais experiência nesse assunto. Ouvi o que todos tinham pra falar e montei essa lista de acordo com os tópicos que concordei.
Na minha visão, um primeiro encontro significa duas coisas: a diversão de conhecer e passar tempo com uma pessoa nova e diferente, e a oportunidade de avaliar se vale a pena investir tempo e energia na pessoa que se encontra do outro lado da mesa. Eu acredito muito nas relações naturais, que acontecem espontaneamente e sem script, então não perguntaria de maneira direta, como uma entrevista de emprego, mas encontraria uma maneira de descobrir as respostas em conversas. É sobre encontrar a balança entre “deixar acontecer” e entender quem é a pessoa com quem você está. E se esse não der certo, tudo sempre pode ser uma história para contar no futuro.
1• Quando é seu aniversário?
Se eu preciso saber o signo das pessoas? De preferência, não só o signo, mas também o ascendente, a lua, e tudo mais. Eu JAMAIS deixaria de conhecer alguém ou perderia o interesse em alguém por esse detalhe, mas estaria mentindo se dissesse que não acho interessante saber.
2• Como é a sua relação com sua família?
Essa pergunta, na verdade, foi inspirada em um conselho que meu pai me deu. Ele sempre fala que quando você se relaciona com alguém, também se relaciona com a família desse alguém. Então, saber como é a relação da pessoa com a família, na minha opinião, é uma clareza do que esperar no futuro.
3• Qual é seu maior objetivo na vida?
É clichê, eu sei. Independentemente de sua idade, é absolutamente impossível ter certeza sobre todos os seus objetivos de vida, mas todo mundo tem uma visão, mesmo que mínima, de como quer que o próprio futuro pareça. E se a pessoa quiser ir para Norte enquanto você quer ir para Sul, é bom saber logo! Certas pessoas até disseram que preferem saber isso antes de marcar qualquer coisa, para nem perder tempo caso a resposta não agrade.
4• Religião e Política
Existem certos aspectos na vida de uma pessoa que são intocáveis. Aspectos que não podem ou devem ser mudados. Religião e política são dois assuntos muito relevantes que podem definir a relação com alguém. Eu não sou o tipo de pessoa que não se involve com gente que tenha crenças ou opiniões divergentes das minhas, mas se não for recíproco, nem adianta tentar.
5• Filhos
Pode parecer estranho vindo de uma pessoa de 18 anos, mas acreditem, é real. Esse tópico precisa ser encarado por perspectivas diferentes. A primeira, para saber se a pessoa já tem filhos (você sabe que está crescendo quando se preocupa com esse aspecto). Se for novidade para você, eu te falo: não é difícil encontrar pessoas solteiras e jovens que já tenham filho(s). E a segunda, para saber se é um desejo da pessoa ter filhos no futuro.
6• Você já foi para… Você conhece… Você gosta…
Esse tópico é, na verdade, uma ideia para quebrar o gelo entre os envolvidos. Encontrar lugares em comum que já conhecem e falar sobre lugares distintos pode ser uma boa ideia. Outra maneira é tentar achar pessoas que conhecem em comum, ou artistas que acompanham, ou programas que assistem…
Eu não fazia ideia, mas aparentemente, o gosto para filmes é uma grande questão.
Tópico Bônus – confiança
Não é uma pergunta, é um comportamento.
É muito difícil ter qualquer tipo de relacionamento – amoroso ou amigável – com qualquer um que não tenha confiança e segurança de si. Situações de ciúmes e comunicação ruim geralmente acontecem por isso. E eu não estou falando de pessoas que se acham as melhores do mundo o tempo todo, e sim de pessoas que confiam nos que estão ao seu redor, que são positivas, que reconhecem de seus defeitos e qualidades sem medo algum, que não precisam desmerecer o próximo para se elevar, que tem conteúdo e personalidade própria..
Como já disse Demi Lovato, “o que há de errado em ser confiante?”.
Mas cuidado: não confunda segurança com arrogância.
Gostou? Compartilhe!!!